Expoideia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

expoideias

Apresentação

A verdadeira tecnologia do novo século é a integração entre o avanço tecnológico e a sustentabilidade do planeta. Gerando assim, mais do que um novo modelo de consumo, transformações sociais ligadas diretamente à evolução cultural. Baseada nesse conceito, a EXPOIDEA 2010 trará para Pernambuco um conjunto de atividades que compõe a cadeia do desenvolvimento do futuro, através dos pilares: sustentabilidade, tecnologia e cultura.

A sustentabilidade avança com a tecnologia e hoje essas duas vertentes se complementam, se integram para maior alcance e penetração na sociedade. O avanço tecnológico modifica hábitos culturais e de consumo e modifica inclusive seu próprio desenvolvimento, que hoje valoriza muito mais o impacto ambiental que pelo puro e simples avanço. A cultura sofreu importantes transformações por meio da tecnologia. Hoje as pessoas se comunicam, geram conteúdo e produzem cultura com muito mais intensidade utilizando apenas um computador e suas ferramentas.

Justificativa

A EXPOIDEA 2010 é mais do que um ambiente para conhecer novas tecnologias sustentáveis e como elas são utilizadas em prol da cultura, o evento tem papel fundamental como um movimento transformador. Um local para debate e apresentações de conceitos que sejam relevantes para a construção de uma sociedade desenvolvida e responsável.

Promovendo uma evolução no que diz respeito a estrutura de evento, a EXPOIDEA 2010 abrigará um espaço de exposição diferenciado, onde grandes empresas, cientistas independentes e pequenos empreendedores terão a oportunidade de trocar ideias e desenvolver conceitos juntos. Possibilitando desde apresentações de protótipos até rodadas de negócios.
Para o público, uma grande fonte de informação e uma amostra do que o futuro nos reserva. Para o participante, a possibilidade de estar exposto a um processo de construção de conhecimento valioso, que não seria possível sem um evento deste porte. Um espaço participativo e colaborativo onde quem participa não é apenas passivo no processo, mas gera conteúdo para os demais.

Maro Zero

OS PILARES que sustentam a EXPOIDEA são:

Sustentabilidade: A sustentabilidade avança com a tecnologia. Hoje essas duas vertentes se complementam. A sustentabilidade utiliza a tecnologia para ter maior alcance e penetração na sociedade.

Tecnologia: A evolução tecnológica modifica hábitos culturais e de consumo. Modifica inclusive a própria tecnologia, que hoje muito mais o impacto ambiental que pelo puro e simples avanço.

Cultura: A cultura sofreu importantes transformações por meio da tecnologia. Hoje as pessoas se comunicam, geram conteúdo e produzem cultura com muito mais intensidade utilizando apenas um computador e suas ferramentas.

Objetivos

A ExpoIdea tem como objetivo difundir a fusão entre tecnologia, sustentabilidade e cultura, trazendo para Pernambuco um evento de porte mundial e inovador. Estimular a propagação cultural de Pernambuco envolvendo-a com uns dos assuntos mais discutidos hoje pela sociedade mundial Sustentabilidade x Tecnologia e assim fortalecer o Estado perante o cenário nacional; e ainda o aprofundamento cultural com apresentações culturais das mais variadas formas e a conseqüente geração de empregos e arrecadação de impostos.

ESPECÍFICOS

  • Estimular o hábito da apreciação cultural em Pernambuco;
  • Estimular o interesse em tecnologia sustentável
  • Oportunizar a participação de tecnólogos independente e grandes empresas no cenário pernambucano, nacional e internacional;
  • Intensificar e criar hábito da troca de informações entre jovens e adolescentes de todo o Estado;
  • Envolver referências internacionais para o intercâmbio de informações e tecnologias.

Público

  • – Expositores – Grandes empresas dispostas a apresentar protótipos de produtos a serem lançados ou novos conceitos a serem trabalhados.
  • – Cientistas independentes dispostos a apresentar o resultado do trabalho e fazer o network com possíveis financiadores.
  • – Pequenos empreendedores em busca de novas idéias para seus negócios.
  • – Visitantes interessados em conhecer o novo e responsável.
  • – Instituições de ensino interessadas na formação de seus alunos sob uma ótica de conhecimento e responsabilidade.

Por Que em Pernambuco?

ECONOMIA.

Pernambuco é a bola da vez dos investimentos públicos e privados no Nordeste. Esse ambiente promissor eleva a autoestima dos pernambucanos e cria o contexto adequado para a discussão do futuro. Cabem, portanto, os debates sobre um novo modelo de desenvolvimento para o Estado.

TECNOLOGIA.

O Estado sempre foi uma referência nordestina em ciência e tecnologia, resultado em especial do desempenho acadêmico da UFPE. Mais importante ainda: a formação de recursos humanos de qualidade e a criação de novas tecnologias beneficiam cada vez o setor produtivo e os serviços públicos. As experiências inovadoras dessa integração academia, sociedade e setor público precisam ser mostradas.

SUSTENTABILIDADE.

Pela mesma razão de ser o principal destino dos investimentos no Nordeste, Pernambuco é hoje o melhor lugar para se discutir sustentabilidade. Com uma tradição de gestão pública e forte participação da sociedade civil nas questões ambientais, o Estado pode apresentar boas iniciativas público-privadas nessas áreas, contribuindo para a discussão de alternativas de sustentabilidade socioambiental.

CULTURA

Já é voz corrente que o diferencial da cultura pernambucana é a grande diversidade. Basta olhar para o seu carnaval. E a riqueza cultural de uma região está na base da capacidade inovadora do seu povo. Com isso queremos fechar o argumento da escolha de Pernambuco para o lançamento da Expoidea.

Por Que o Bairro de Recife?

Localização privilegiada, de grande visibilidade, pois se trata do entorno do Marco Zero do Recife, local não só simbólico, mas, hoje, palco dos grandes eventos e acontecimentos da cidade.

É também onde está o Porto Digital, o maior parque tecnológico de TI do Brasil em faturamento e número de empresas, um verdadeiro pólo de inovação no coração do Recife. Dele faz parte o CESAR, iniciativa inovadora dos professores de informática da UFPE.

Os armazéns do porto que um dia estocaram principalmente açúcar, e a Torre Malakoff, um monumento que faz parte do patrimônio histórico e turístico da cidade, hoje são espaços que abrigam os mais diversos eventos culturais, como exposições, dança, teatro, shows, mostra de decoração, entre outros.

Em suma, o Bairro do Recife é o marco do início do desenvolvimento de Pernambuco e símbolo de convergência social, unindo cultura e tecnologia, turismo de lazer e entretenimento, passado colonial e futuro da metrópole nordestina.

Coordenação

Quem é a Cia de Eventos?

A Cia de Eventos elabora projetos, acompanha e executa ações culturais de grande porte há 25 anos, tendo realizado mais de 1000 eventos em todo o Brasil, a maioria no estado de Pernambuco, com a parceria de grandes empresas como Petrobras, Eletrobrás, BNDES, grupo Votorantim, Oi Cultural, entre outras.

Fazem parte de suas realizações, produções de grande envergadura como o Festival de Inverno de Garanhuns, Exposição de Animais, Carnaval do Recife, São João no Cais da Alfândega, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro, além de turnês de artistas consagrados, como Gilberto Gil, Gal Costa, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Alceu Valença, Titãs, Cazuza, Raul Seixas e Elba Ramalho.

Dentre as ações já consolidadas da Cia de Eventos, destaca-se a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que, em sua sétima edição, em 2009, gerou R$ 30 milhões em negócios e serviços, foi visitada por mais de 600 mil pessoas, gerou 2500 empregos diretos e indiretos e vendeu 1 milhão e 800 mil livros.

Aliando experiência à grande capacidade de articulação entre os setores público e privado, a Cia de Eventos se credencia para realizar a Expoidea, evento pioneiro no país, que une e integra Ciência e Tecnologia, Sustentabilidade e Cultura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada